Novas regras para correção redação ENEM 2013
MEC/INEP determina novas regras paras as correções das redações no ENEM 2013.
O Ministério da Educação publicou em 05 de setembro de 2013, as novidades nas regras de correção da redação de avaliação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio 2013. O estudante terá acesso ao Guia do Participante 2013 exclusivamente na internet.
O material divulgado pelo MEC está em quatro partes que apresentam:
- critérios de correção e de que forma as redações vão ser avaliadas;
- exemplos positivos de redações anteriores;
- recomendações aos inscritos, e as
- respostas das principais dúvidas dos candidatos.
O ministro da pasta, Aloizio Mercadante, detalhou na entrevista coletiva os detalhes do Guia do Participante do ENEM 2013. "O Guia do Participante divulga, de maneira detalhada, tudo o que o avaliador vai exigir do candidato na hora das provas e, além disso, ajuda o estudante a preparar uma boa redação", disse o ministro Mercadante. De acordo com ele, os candidatos terão acesso às informações sobre o local da prova no final do mês de setembro e no início do mês de outubro.
Provas
No ENEM 2013 haverá a impressão de 15,7 milhões de provas, que serão distribuídas entre 1.661 municípios e 15.576 pontos de aplicação das provas.
Participarão da aplicação das provas 648 mil pessoas, entre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e pessoal de apoio.
Outros dados sobre o Enem 2013.
- No Enem de 2013 haverá um investimento de R$ 49,86 por cada candidato.
- Os malotes de provas do Enem 2013 terão lacres eletrônicos.
Data e horário das provas do ENEM 2013.
As provas acontecerão no próximo mês de outubro, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), sendo iniciada às 13 horas (de Brasília). Os portões dos acessos aos locais nos quais os estudantes realizarão as provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Não será permitido o acesso do participante que chegar após os portões serem fechados.
O guia esclarece ao participante como deverá ser estruturada a redação, que avaliará cinco competências:
- demonstrar domínio da modalidade escrita formal;
- compreender a proposta de redação; selecionar,
- relacionar e organizações informações em defesa de um ponto de vista;
- demostrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.
Esse ano, o candidato que fugir do tema proposto, receberá nota zero, diferentemente do ano passado, receitas de miojo não valerá mais nenhum pontinho.
Consulte o Guia do Participante ENEM 2013 - GUIA ENEM 2013.
Postar um comentário
Dúvidas, críticas(positivas ou negativas), e/ou sugestões sobre o post? Se sinta à vontade para sanar nos comentários! (Em Selecionar Perfil, basta selecionar a opção Nome/Url)