Inscrição Enem 2015

Faça a sua Inscrição para o Enem 2015. Não perca o prazo!

Baixar apostila do Enem Chegou a hora de começar a estudar pra valer! O Enem 2015 está chegando. Baixe o melhor material.

Diploma do Ensino Médio Confira o que fazer para conseguir seu diploma através do Enem. Veja.

O que cai no Enem 2015 Confira todas as matérias que caem na prova do Enem. Estude agora!

Baixar Provas Anteriores Baixe as provas anteriores do Enem para treinar e se dar bem.

Quero Entrar na faculdade! Quer entrar na faculdade? Veja como conseguir através do ENEM.

Enem Faculdades Públicas O Sisu seleciona candidatos para faculdades federais. Veja como conseguir.

Prouni O Prouni dá bolsas em milhares de universidades em todo o país. Faça sua faculdade.

05 dezembro 2009

Gabarito Comentado Primeiro dia Enem 2009

Confira as respostas comentadas da primeira prova do Enem. Um gabarito não-oficial do primeiro dia.

Confira a correção do primeiro dia de provas do Enem. A prova, aplicada no dia 5 de Dezembro foi dividida em 2 partes com 45 questões cada: Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias.

O G1 junto ao sistema Anglo de ensino, divulgou uma resolução de todas as 90 questões. Confira abaixo, as respostas corretas para cada uma das questões, junto com o comentário para cada uma delas.

Fonte: G1

Ciências da natureza e suas tecnologias Ciências humanas e suas tecnologias
Questão 1
Questão 24
Questão 46
Questão 69
Questão 2
Questão 25
Questão 47
Questão 70
Questão 3
Questão 26
Questão 48
Questão 71
Questão 4
Questão 27
Questão 49
Questão 72
Questão 5
Questão 28
Questão 50
Questão 73
Questão 6
Questão 29
Questão 51
Questão 74
Questão 7
Questão 30
Questão 52
Questão 75
Questão 8
Questão 31
Questão 53
Questão 76
Questão 9
Questão 32
Questão 54
Questão 77
Questão 10
Questão 33
Questão 55
Questão 78
Questão 11
Questão 34
Questão 56
Questão 79
Questão 12
Questão 35
Questão 57
Questão 80
Questão 13
Questão 36
Questão 58
Questão 81
Questão 14
Questão 37
Questão 59
Questão 82
Questão 15
Questão 38
Questão 60
Questão 83
Questão 16
Questão 39
Questão 61
Questão 84
Questão 17
Questão 40
Questão 62
Questão 85
Questão 18
Questão 41
Questão 63
Questão 86
Questão 19
Questão 42
Questão 64
Questão 87
Questão 20
Questão 43
Questão 65
Questão 88
Questão 21
Questão 44
Questão 66
Questão 89
Questão 22
Questão 45
Questão 67
Questão 90
Questão 23

Questão 68



QUER VER O GABARITO OFICIAL? VEJA

38 Comentários:

Anônimo disse...

Valeuu!!!
=-)

Anônimo disse...

essa é a prova de que cor??

Anônimo disse...

uff!!!

Anônimo disse...

Chega de PrOvAs.....

Anônimo disse...

É um absurdo submeter os alunos a esse tipo de prova!!!

RIDETE disse...

aff... 90 questões para serem resolvidas em 4hs ñ dá!! mal pude ler todas as qeustões que o horário já tinha esgotado... acredito que ñ precisava expor os estudantes a tamanha prova de ''RESISTENCIA''!! :(

Anônimo disse...

Prova de resistência (fisica)! Seria mais humano organizar mais tempo ou dimunuir o número de questões.

Anônimo disse...

2min44segundos(mais 20min para passar para grade de respostas) para resolver questões com longos textos... Certamente milhares de jovens, são eliminados de acordo com suas competências e habilidades (individuais):aqueles que são mais lentos e precisam mais tempo para processar as informações e elaborar a resposta. Talvez estes nunca consigam ser aprovados no ENEM!!! É preciso avaliar o que se quer avaliar e socializar a possibilidade de todas as individualidades participarem, com sucesso.

Anônimo disse...

Ficou muito claro que as questões são muito extensas para o tempo que foi dado, concordo com o comentário que as pessoas que levam mais tempo para pocessar a solução para as questões, não conseguiram nem ler todas as questões, agora queria ver o Presidente Lula e o Secretário da Educação realizarem esta prova no tempo estipulado. além de ainda ter uma questão com duas respostas certas. Mau elabarada não acham???????????

Anônimo disse...

essa aí foi de acordo com a minha branca..
foi ridículo esse enem.. a seleção vai ser feita pelo tempo.. os mais lentos já era.. deixei até as questões de conta por último.. pq ia demorar mais.. acabou q nem deu tempo no final.. abraços.. a média brasileira vai diminuir.. vai ser pior do que já está.. e é um caso pro MEC repensar! (luuuuuuuuuuuu@hotmail.com)

Anônimo disse...

UMA VERGONHA ESSA PROVA, COMO QUE UM ALUNO QUE CURSA ENSINO MEDIO PODE PASSAR EM UMA PROVA COMO ESTA.PROVA DE FOGO MESMO.ESSA PROVA E PARA QUEM JA CURSOU ALGUMAS FACULDADES.NAO PARA ALUNOS DE ESCOLAS PUBLICAS.

Anônimo disse...

FOI ESTREMAMENTE RIDICULO ESTA PROVA,QUESTOES QUE DAVA QUASE A METADE DA FOLHA. ABSURDOPARA UM ALUNO DE ENSINO MEDIO,ACHO QUE O MEC DEVE REVER ISSO QUEM ELABOROU A PROVA E SEM NOÇAO.

Anônimo disse...

concordo com todos vcs... Esse enem foi uma droga.

Anônimo disse...

Foi uma prova de nível médio. A esperteza está naqueles alunos quem pulam as questoes de cálculo, que no caso foram poucas, e passam para as questoes de interpretação sem se prederem muito a elas. Realmente não foi uma prova objetiva, o que os estudantes precisam.

Anônimo disse...

o enem veio pra prejudicar!!!
esse enem eh pra loucoooo
tem qe tá muitoo preparado psicológicamente,
pediu sim conhecimento específico, ao contrário do qE falaram.

Anônimo disse...

ACHO QUE O TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DEVERIAM SER REVISTOS, OS ALUNOS DESTAS ESCOLAS NÃO TÊM CONDIÇÕES DE REALIZAR ESTA PROVA. ACORDA BRASIL NOSSO ENSINO É DE PÉSSIMA QUALIDADE.

Anônimo disse...

É ISTO MESMO FAÇAM UMA PROVA MAIS FÁCIL!!! QUEM VOCES ACHAM QUE VAI PASSAR NELA? DIZEM QUE AS PROVAS TEM QUE SER DE ACORDO COM O QUE APRENDEMOS NA ESCOLA (E EU CONCORDO), MAS SE FACILITAREM MAIS (SIM PORQUE ESTAS QUESTÕES ESTAVAM FACEIS)VAI SER SOMENTE PRA QUE JÁ ESTÁ MAIS PREPARADO... ESTES RIQUINHOS QUE NÃO SABEM O QUE É PASSAR TRABALHO.
PRA FICAR DIAS NA FILA PRA UM SHOW OU UM JOGO NEM RECLAMA . AGORA PRA FAZER UMA COISA DE GRAÇA E QUE VAI NOS BENIFICIAR QUEREM DE MÃO BEIJADA.
SÓ TENHO UMA COISA PRA DIZER PRA VOCES...KKKKKK
ps: ESTUDEI A VIDA INTEIRA EM ESCOLA PÚBLICA.

Anônimo disse...

O ENEM PEGOU MUITO PESADO: 2 DIAS DE PROVAS,180 QUESTÕES,FOI MUITO EXAUSTIVO E DESNECESSÁRIO!!! ALÉM DO MAIS TODA QUESTÃO TINHA UM TEXTO PARA LER!!! MUITA PALHAÇADA AO MEU VER!! NÃO´PRECISAVA!!! FOI UMA TREMENDA PROVA DE RESISTÊNCIA!!

Anônimo disse...

QUE ABSURSO! A PROVA FOI MUITO CANSATIVA E AS 180 QUESTÕES TINHAM UM TEXTO PRA LER. O TEMPO NÃO FOI SUFICIENTE E O NÍVEL DA PROVA NUNCA QUE É A NIVEL DE ENSINO MÉDIO!

Anônimo disse...

TANTA GENTE TEVE A ESPERANÇA DE FAZER ESSA PROVA (DE RESISTÊNCIA) PRA Q? DE Q SERVIU? PROVA DIFICIL E ENORME. OS ESTUDANTES Q SE VIREM P PAGAR A FACULDADE NÉ? PERDERAM AS EXPECTATIVAS!

Anônimo disse...

essa prova so foi pra gente servi de cobaia e acabar se exaustando por nada...foi péssimo .

Anônimo disse...

foi uma atitude ridícula fazer esse tipo de prova.....injustiça pois ainda há cidades que vão fazer a prova outro dia sem contar que a primeira prova q vazou tava melhor....
odiei tudoooo

Waldir Calazans disse...

Leitura dinâmica e memorização são quesitos essenciais para fazer a prova do enem nos moldes atuais, os enunciados são enormes e algumas respostas também, só pra complicar, pois isso só leva a exaustação, testam o físico e o mental, prefiro correr uma maratona.

Anônimo disse...

achei difícil e cansativa esta prova do enem, fiz as que eu sabia.

Anônimo disse...

Eu acabei chutando a maioria das questões. Estava muiiiiito difícil. Por causa desta prova eu não vou conseguir passar na universidade federal...td por causa dessa merda de prova...:(

Anônimo disse...

É um absurdo essa PALHAÇADA que estes órgãos estão fazendo, onde vai parar a educação no Brasil??? Temos que revolucionar essa merda de ensino neste país. Temos que arregaçar as mangas e mudar esse sistema de provas. Mudanças já.

Anônimo disse...

REVOLUÇÕES JÁ, CHEGOU A HORA PESSOAL DE MUDARMOS ESSE PAÍS, CHEGA DE TANTA SACANAGEM COM A GENTE. NOS SOMOS O FUTURO DO PAÍS. VAMOS MUDAR ESSA VERGONHA ESSA POLITICAGEM DESSE PAÍS.

Anônimo disse...

MUDANÇAS JÁ. QUE ABSURDO É ESSE SENHOR MINISTRO DA EDUCAÇÃO? VOCÊ REALMENTE QUER MUDAR O SISTEMA DE ENSINO DO MEU PAÍS? BEIÇO-MG.

Anônimo disse...

Muita quantidade, pouca qualidade é assim que eu vi a prova do enen,Nossos governantes deveriam entender que eles ficam cinco anos no poder e não fazem nada...e os jovens são obrigados a ler e resolver em menos de cinco horas um caderno de noventa questões,com texos de quase um metro de comprimento, depois de passar sete anos numa escola que não lhe oferece um ensino digno e juntos ainda com filhinhos de papai com toda sabedoria que uma escola particular oferece, e ainda vem como de redação o tema curupção, ética, intolerancia, nem era preciso escrever, bastaria colocar uma foto do Congresso

Anônimo disse...

ESSA PROVA FOI UMA VERGONHA.

Anônimo disse...

120 QUESTÕES AO TOTAL,30 QUESTÕES POR CADA GRUPO,SERIA ADEQUADO,OPORTUNO E JUSTO COM O VESTIBULANDO,DEVIDO AO TEMPO QUE FOI OFERTADO.O QUE ACONTECEU FOI UMA BALBÚRDIA.É PRECISO SÉRIAS MUDANÇAS PARA O PRÓXIMO ENEM,O GOVERNO MAIS UMA VEZ PERDEU A CREDIBILIDADE.EU PARTICULARMENTE QUERIA ENTENDER QUAL É A INTENÇÃO DE DEIXAR O ALUNO TÃO ANGUSTIADO PARA FAZER UMA PROVA? O CORPO DO GOVERNO NÃO TEVE A CAPACIDADE DE ELABORAR UMA PROVA? O QUE FALTOU?FÚNCIONARIOS DO GOVERNO VIVENDO COMO MARAJÁS,COM REMUNERAÇÕ QUE PASSA DE 40 MIL REAIS,E NÃO FORAM CAPAZES DE ELABORAR UMA PROVA.SERÁ QUE A ÚNICA COISA QUE VOCêS SABEM FAZER É PARASITAR O JÁ COMBALIDO E DESCREDITADO GOVERNO.

Anônimo disse...

se fosse preciso fazer uma prova desse tipo,pra ser político,ENXUGAVA O CONGRESSO,visto que muitos se quer faz uma redação.O LULA NÃO PASSARIA NEM PRA SER COPEIRO.

Anônimo disse...

Ridiculooooooooo...as eram 90 questoes para responder em 4 horas...tinham um enunciado enooorme...muito cansativa...algumas questoes eram pessuais e prova era objetiva.
Se ess porra de governo federal que mesmo que os aluno de escola publica ingresse em uma Universidade dexava a FACULDADE FEDERAL DE GOIAS pra que nao consegue pagar uma particular..Eh Brasil do caralho...Mas escrever isso pra quem? Tem lideres politicos so lem extrato bancario.

Anônimo disse...

muito dificil esta prova
o ensino deste pais e uma merda

Anônimo disse...

O Brasil tem que melhorar muito o ensino público

Anônimo disse...

A prova foi elaborada com citações de perguntas muito longas, exigindo uma leitura pausada. Só que infelismente corremos contra o relógio, é muito pouco tempo para ler os enormes textos. Nunca vi coisa parecida...sei que não so eu, mais muitos sairam prejudicados.

Anônimo disse...

Bom, não tenho certeza mas pelos meus cálculos daria 2min. e 66 seg. para ler, analisar e responder cada questão, creio q é um tempo muito curto para tanto. Isso sem contar nas condições físicas para um individuo fazer a prova, carteiras ruins, acentos duros, teve até alguns colegas q fizeram a prova abaixo de goteiras, outros que tiveram espasmos musculares. Eu imagino q até isso implica no resultado.
É realmente complicado selecionar os candidatos, até porque o nivel da prova nao condiz ainda com o nível do ensino público.

Bom, eu já apeleu pra Deus!

Anônimo disse...

eu concordo com você mas fazer o que sobre isto eles querem deixa nós de foram da universidade que ele pensa e só os alunos de escola particular que pode estudar em universidade e nós de escola pública temos que fica d fora.

Postar um comentário

Dúvidas, críticas(positivas ou negativas), e/ou sugestões sobre o post? Se sinta à vontade para sanar nos comentários! (Em Selecionar Perfil, basta selecionar a opção Nome/Url)

Notícias sobre Enem e Prouni

Receba

Receba novidades sobre Enem e Prouni através de FEED

Seguidores

Arquivo do site

Enem e Prouni: Inscrição Enem 2014, Inscrição Prouni, Sisu, Gabarito Enem, Inscrição, Provas Anteriores, Simulado, Dicas, Matérias que caem, Resultados, Vestibular unificado, Gabaritos, e muito mais.

Exame Nacional do Ensino Médio, Programa Universidade Para Todos e Sistema de Seleção Unificada

_

Atenção: Esse site possui caráter meramente informativo e não tem nenhuma ligação oficial com o governo federal, o Enem ou o Prouni.

Política de privacidade

! ''Templates em geral'' - Templates para Blogs, Fóruns, Sites, e +! 2009

TOPO