Inscrição Enem 2015

Faça a sua Inscrição para o Enem 2015. Não perca o prazo!

Baixar apostila do Enem Chegou a hora de começar a estudar pra valer! O Enem 2015 está chegando. Baixe o melhor material.

Diploma do Ensino Médio Confira o que fazer para conseguir seu diploma através do Enem. Veja.

O que cai no Enem 2015 Confira todas as matérias que caem na prova do Enem. Estude agora!

Baixar Provas Anteriores Baixe as provas anteriores do Enem para treinar e se dar bem.

Quero Entrar na faculdade! Quer entrar na faculdade? Veja como conseguir através do ENEM.

Enem Faculdades Públicas O Sisu seleciona candidatos para faculdades federais. Veja como conseguir.

Prouni O Prouni dá bolsas em milhares de universidades em todo o país. Faça sua faculdade.

03 julho 2009

Chute no Enem sera penalizado com perda de pontos.

Quem chutar no Enem terá nota inferior. É o que informa o Ministério da Educação.

Haverá um mecanismo aplicado na prova capaz de identificar, de acordo com os segmentos das respostas do candidato, se ele acertou aleatoriamente ou não a uma questão.

Na nota final, o acerto que foi por meio de ''chute'' terá um peso menor do que a resposta correta por domínio do assunto. A nova forma de cálculo se baseia no TRI - Teoria de resposta ao Item, que acaba de ser assimilada pelo Novo exame do Enem.

Com a TRI, as perguntas são "inteligentes" --sabe-se o perfil de quem acerta com maior probabilidade as mais fáceis, as intermediárias e as difíceis.

Esse macanismo será possível devido a um banco com inúmeras respostas de alunos que testam as perguntas do Exame Nacional do Ensino Médio. O teste estabelerá padrões de resposta e vai definir todas as questões que irão integrar o novo Enem 2009. Alunos de primeiro e segundo ano do ensino médio irão integrar essa fase de ''teste'', isso para que os alunos do terceiro ano não vejam questões que, eventualmente, podem cair no teste.

Mas afinal, como vai funcionar o sistema anti-chute?
Em outras palavras, o sistema anti-chute irá funcionar da seguinte forma:
Geralmente, as pessoas que erram questões de nível fácil, não vão acertas as de dificuldade mais elevada, assim como aqueles que acertarem as mais complexas raramente errarão as mais simples. Ou seja, a base do sistema anti-chute são essas deduções. Se um evento improvável nas respostas ocorre, pode ser caracterizado o ''chute'' e a resposta terá menos valor.

Dessa forma, não vai ser possível saber a nota apenas pelo percentual de acertos, já que uma questão pode ter peso maior ou menor do que a outra, de acordo com os critérios da TRI. Ou seja, por exemplo, se o candidato acertar 5 questões de um total de 10, não significa que ele tem 50% da nota, pode ter mais ou menos que isso.

Com relação ao nível das questões, é possível que haja 25% de questões fáceis, 50% de médias e 25% de difíceis. É o que afirma o diretor do INEP.

17 Comentários:

webdigitaleducator disse...

Opa, eu acabei de escrever no blog sobre a Teoria da Resposta ao Item (TRI) e o mecanismo anti-chute do Enem.

É um assunto bem polêmico.

Um abraço,
Prof_Michel

Obs: já estou seguindo vcs no twitter :)

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus

¬¬

acho que já estão querendo demais com esse sistema, como eles podem afirmar com 100% de ctz q uma pessoa q errou uma conta de 1+1 nao pode fazer uma equação de segundo grau? tá é improvavel mas não imossível, muitas pessoas por aí dominam matérias avançadas mas ficaram com bases fracas devido a escolas ou outros fatores anteriores. Ainda acho que esses caras estão se sentindo com muito direito de julgar as pessoas pelo q eles deduzem e nao pelo q elas são

Anônimo disse...

Reclamação

Na minha opinião, o aluno nesse sistema não será avaliado corretamente, porque mesmo sabendo muito podemos errar, errar nequilo que talvez seja facil, se talvez vocês queram ser tão rigidos, porque não fazer cada pessoa fazer essa prova na frente de vocês, então veram quem tem dificuldade ou não de fazer a tal prova. Eu não quando estou com a sabedoria gravada na minha consiência, mais todos nois temos dificuldades, nervisismo, ansiedade e tambem por causa de toda essa confusão ficamos com a mente em branco, esquecimento, chegando a errar o aquilo que não da para errar...

Abraço, comentário de um aludo....

Anônimo disse...

Que que isso em:

Muitos reclamaram desse processo, talvez essa ão seja a melhor maneira de avaliar uma pessoa..

Beijos. . .

Anônimo disse...

Vocês avalientes talvez em algum dia quando ainda eram estidantes já passou por dificuldades em uma prova, talvez algum dia já tenha lhe dado um branco e ficado confuso fazendo o ficar desesperado que não consiga raciocinar direito, perdendo tempo, errando nos calculos, chegando a um ponto onde tem que chutar para não deixar nada em branco, para não passar nada em branco..., Não pegue pesado com a gente pel amor de Deus! Porque durante nossas vidas ainda vamos passar por várias provas...

Anônimo disse...

Estão querendo fazer uma reforma no acesso ao ensino superior, mas esquecem que a problemática esta na base. O ensino fundamental e médio oferecem muito pouco para que o aluno possa desenvolver um aprendizado de qualidade. Para que se possa chegar nas respostas sem "chute" é preciso que o aluno tenha o conhecimento suficiente, porém as escolas não oferecem ensino de qualidade. Esse novo método de avaliação é muito injusto......

Anônimo disse...

Olha, aí tá algo polemico e não confiável.Com tanta safadesa e truta no Brasil, como vamos confiar nesse sistema de avaliação?Como saber se não haverá apadrinhamento?Compra de vagas?Não adianta fazer um lado e terminar com outro, assim como tem gente boa na avaliação, pode trazer muita currupção esse sistema.Não confio nada e estou começando a achar q tem esquema aí, porq chute em provas, isso é elementar, pois então seria obrigatório não por respostas q confundisse.Q tal uma prova com só uma opção heim?Acho até graça, uma piada se esse negócio aí for aderido, isso teria que dar cadeia a quem deu idéia, porque não passa de furto aos alunos nervosos, aos q completaram o ensino superior a mais tempo e as pessoas com mais idade.Muda Brasil, vamos progredir, mas sem tirar o direito das pessoas, por favor!Criem vergonha!
Tenho certeza q o ministro da educação não aprovará esse absurdo.

Mariana disse...

esse tipo de avaliação é mto frágil , pois como já foi dito em postagens acima , já pensaram em nervosismo?! branco?! ansiedade?! por favor já que todo um processo de avaliação mudou para melhor , vamos mudar os métodos de avaliação também.Com base em prováveis acertos essas notas podem ser mais baixas, erro TERRÍVEL que estão cometendo com os alunos .

Anônimo disse...

Fabiano

Mais uma invensão de moda, claro que o prejuízo pelo que tudo indica vai ficar com o Joãozinho que não tem padrinho, que é pagão tadinho!!!!

Anônimo disse...

não gostei desse novo metodo de avaliação do aluno,por que é muito pouco tempo para uma prova com muitas questões,com textos enormes.

Anônimo disse...

Acho esse mecanismo muito injusto, no meu caso por exemplo, eu como sabia que as mais dificeis valeriam mais, fiquei mais tempo nelas pra resolver e acabou que muitas faceis nao deu tempo de fazer, aí so no chute. Também tem o caso de pessoas que acertam as mais difíceis e erram as mais faceis, isso pode ocorrer por nervosismo ou mesmo pelo fato de a pessoa achar que por estar fácil demais a resposta não é aquela.

Anônimo disse...

Não concordo com esse sistema.
Eu por exemplo, na hora de passar uma questão considerada "fácil" para o gabarito, errei. E como não dava para desmanchar porque escrevi de caneta, acabei marcando a opção incorreta, e de acordo com esse sistema eu "chutei"?!

Anônimo disse...

Injustíssimo!!!Isso tudo é muito relativo,depende da atenção que se dá a questão,é muito comum erarmos o que sabemos depende muito do momento.Quantas vezes depois a gente vai analisar com calma e vê que sabia e na hora resolveu marcar outra. Além do mais, exageraram na quantidade de questões, não tinha como fazer a prova inteira consciente.

Anônimo disse...

ESTOU INDIGINADA,A MÉDIA PARA SE ESCREVER NA PROUNI E DE 400 PONTOS E PARA TERMINAR O ENSINO MÉDIO ,TEM QUE TER A PONTUAÇÃO ACIMA DE 400 PONTOS EM TODAS AS MATÉRIAS E DE 500 EM REDAÇÃO
EU ATINGI A MÉDIA DA PROUNI E NÃO PASSEI NA ELIMINAÇÃO DO ENSIMO MÉDIO ,SINCERAMENTE RIDICÚLO ESTOU COM MUITA RAIVA

Anônimo disse...

mas que merda de ministério hein?
totalmente imbencil e sem noção o camarada q teve a idéia devia ser preso pq eu acho q TEM ESQUEMA AÍ, ISSO AÍ É TRETA, NEPOTISMO DECLARADO!!!

TOMA VERGONHA MEC, TOMA VERGONHA E DEIXA DE FAZER OS OUTROS DE TROUXA, PQ NÓS NÃO SOMOS COBAIAS NÃO VIU!!

Anônimo disse...

"Ou seja, a base do sistema anti-chute são essas deduções."
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Brasil mostra tua cara.. Se vocês podem DEDUZIR, por que nos não?
vocês estão de parabéns por NUNCA na vida ter chutado ou DEDUZIDO alguma coisa!!
qual é a diferença de um chute pra uma dedução?
o que vocês querem não é certeza?
como agente pode ter a tal certeza, se vocês não vão ter a certeza na hora da correção das nossas provas?

Anônimo disse...

É pra acabar mesmo. Quer dizer que se eu marcar
uma opçao errada por engano de uma questao que era facil, vao dizer que as outras que eram mais dificeis eu chutei?

Postar um comentário

Dúvidas, críticas(positivas ou negativas), e/ou sugestões sobre o post? Se sinta à vontade para sanar nos comentários! (Em Selecionar Perfil, basta selecionar a opção Nome/Url)

Notícias sobre Enem e Prouni

Receba

Receba novidades sobre Enem e Prouni através de FEED

Seguidores

Arquivo do site

Enem e Prouni: Inscrição Enem 2014, Inscrição Prouni, Sisu, Gabarito Enem, Inscrição, Provas Anteriores, Simulado, Dicas, Matérias que caem, Resultados, Vestibular unificado, Gabaritos, e muito mais.

Exame Nacional do Ensino Médio, Programa Universidade Para Todos e Sistema de Seleção Unificada

_

Atenção: Esse site possui caráter meramente informativo e não tem nenhuma ligação oficial com o governo federal, o Enem ou o Prouni.

Política de privacidade

! ''Templates em geral'' - Templates para Blogs, Fóruns, Sites, e +! 2009

TOPO