Inscrição Enem 2015

Faça a sua Inscrição para o Enem 2015. Não perca o prazo!

Baixar apostila do Enem Chegou a hora de começar a estudar pra valer! O Enem 2015 está chegando. Baixe o melhor material.

Diploma do Ensino Médio Confira o que fazer para conseguir seu diploma através do Enem. Veja.

O que cai no Enem 2015 Confira todas as matérias que caem na prova do Enem. Estude agora!

Baixar Provas Anteriores Baixe as provas anteriores do Enem para treinar e se dar bem.

Quero Entrar na faculdade! Quer entrar na faculdade? Veja como conseguir através do ENEM.

Enem Faculdades Públicas O Sisu seleciona candidatos para faculdades federais. Veja como conseguir.

Prouni O Prouni dá bolsas em milhares de universidades em todo o país. Faça sua faculdade.

01 abril 2009

Vestibular substituído pelo Enem? Talvez não!

Como foi noticiado durante essa semana, o MEC pretende substituir os vestibulares de todas as universidades federais no Brasil (E até estaduais) por um novo vestibular, uma nova prova do Enem diferente do modelo atual. Desde então vem surgindo várias discussões sobre o assunto: Será que isso vai ser algo positivo ou negativo? Isso pode mesmo vigorar ou é mais especulação?

Um fator pode pesar, e muito, para que o novo sistema não saia do papel: Renda arrecadada com inscrições.

A taxa de inscrição seria apenas a do Enem para todas as provas, e isso causaria um grande prejuízo nos cofres públicos. Vamos considerar, por exemplo, candidatos do terceiro ano do ensino médio. Se esses alunos quisessem fazer 5 vestibulares distintos, teria que pagar 5 inscrições. Vamos usar algumas universidades públicas do Rio de Janeiro como suposição, e ver o total gasto em inscrições. (Exceto em casos de isenção, claro)

UERJ - 38 Reais
UFRJ - 85 Reais(Básico, 1 curso)
UFF - 95 Reais
UNIRIO - 85 Reais
UFFRJ (RURAL) - 85 Reais

TOTAL = 388 REAIS

O Valor da taxa de inscrição do Enem de 2008 foi de 35 Reais. O Enem é conhecido por ser uma prova democrática, e há um grande estímulo por parte do governo para que o maior número possível de estudantes participe, portanto, a taxa não deve subir muita coisa, ou seja, os aspirantes às universidades públicas do Brasil iriam gastar MUITO menos com inscrições.

Se hoje, mesmo com a renda das inscrições para o vestibular (Que como vimos não são nada baratas) as universidades públicas passam por graves crises no campo financeiro e estrutural, o que seria delas sem as taxas de inscrição individuais e altas?

Talvez esse seja um grande motivo para o novo plano do Ministério da Educação não dar certo. Caso o governo tenha arrumado uma alternativa para driblar essa questão financeira, quem sai ganhando são os vestibulandos, que irão gastar muito menos com as inscrições! É aguardar pra ver...

10 Comentários:

christiano disse...

Precisamos lutar contra isso! Ninguem quer esse novo sistema!

Odara disse...

Acho que acontecerá a mesma coisa que houve (e há) com os colégios/escolas públicas, que, antes, eram as melhores e as particulares eram as piores.
Agora encontram-se em estado calamitoso!

Meu coração chega dói ao saber sobre isso.

Como falaram, num jornal, o Enem uma prova generalista, mais fácil, para dar uma falsa impressão de que a escola pública vai bem.

Pq não fazem um Referendo onde nós, que somos os estudandes, decidimos o que é melhor?

Enfim, no final vai dar em merda. Haverá nivelamento por baixo... Preparemo-nos!


E mais... Já estão em jornais dizendo que o MEC quer fazer a troca em 2 semanas.

Anônimo disse...

A taxa de inscricao provavelmente vai ser referente a 2a fase da prova, que a universidade vai exigir alem do enem...

webdigitaleducator disse...

Qual você acha que vai ser a mudança para o ensino médio, principalmente nas escolas particulares e cursinhos pré-vestibular? Um abraço

jaqueline disse...

Poww...Tô Cim muita Duvida Sobre esse assunto...Esse é o meu 1° ano de vestibular e tenho muito medo!
Até Pow quero e Vô (Se Deus QuiZer...)Ser APROVADOA...

Adm disse...

Não há motivo para nervosismo, se a prova é novidade, não é para só um candidato, e sim para todos.
Irão ter melhor desempenho aqueles que forem mais tranquilos e se prepararem melhor lendo bastante, e treinando com provas anteriores e simulados.

Ninguém está em desvantagem. Ninguém fez essa prova!

Boa sorte a todos

Anônimo disse...

Eu acho q devia sim o vestibular ser substituído pelo enem, pq iria gera mas renda de trabalho por questão do enem ser mas fasil que o vestibular ou e so almenta o preço de escrição do enem , e são os estudantes que deveriam decidir substituir ou não.

Anônimo disse...

comcordo que substitua o vestibula pelo enem ,e tambem acho q são os estudantes q devem decidir pq somos nos q vamos fazer.

Anônimo disse...

eles estao e enem ia

Anônimo disse...

Eu sinceramente acho que isso não vai dar certo.Porque,em primeiro lugar disputaremos uma vaga com todo o território nacional.O estudante do sul por exemplo,se tiver uma média melhor que um estudante do nordeste poderá se deslocar para o nordeste e roubar a oportunidade desse estudante,ou virse e versa.Teremos que concorrer com o sisu e vai ficar muito mais difícil de entrar na universidade.E sem contar que a prova do ENEM é muito pobre em conteúdo,os alunos já não vão precisar estudar como antes,tornando-se assim cada vez mais burros e desinteressados!!!!!!!

Postar um comentário

Dúvidas, críticas(positivas ou negativas), e/ou sugestões sobre o post? Se sinta à vontade para sanar nos comentários! (Em Selecionar Perfil, basta selecionar a opção Nome/Url)

Notícias sobre Enem e Prouni

Receba

Receba novidades sobre Enem e Prouni através de FEED

Seguidores

Enem e Prouni: Inscrição Enem 2014, Inscrição Prouni, Sisu, Gabarito Enem, Inscrição, Provas Anteriores, Simulado, Dicas, Matérias que caem, Resultados, Vestibular unificado, Gabaritos, e muito mais.

Exame Nacional do Ensino Médio, Programa Universidade Para Todos e Sistema de Seleção Unificada

_

Atenção: Esse site possui caráter meramente informativo e não tem nenhuma ligação oficial com o governo federal, o Enem ou o Prouni.

Política de privacidade

! ''Templates em geral'' - Templates para Blogs, Fóruns, Sites, e +! 2009

TOPO