MEC propôs substituição de todos os vestibulares federais por ENEM
O MEC quer trocar todos os vestibulares federais do Brasil por um novo EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO!
Essa semana o MEC apresentou aos reitores das Universidades federais do Brasil a proposta de um sistema em que o vestibulando faria um tipo de Enem em qualquer lugar do território nacional, e escolheria a universidade e curso de acordo com as possibilidades que a nota lhe cede (em qualquer Estado), o que poderia aumentar bastante as mudanças de localidades dos alunos, de acordo com as possibilidades de estudo em outros locais que não os seus de origem.
O sistema é muito parecido com o usado pelo Programa universidade para todos - PROUNI
Com o novo sistema, o Enem contaria com novas implementações como mais disciplinas e um maior número de questões. Todas as edições até o ano de 2008 tiveram 63 questões de multípla escolha e uma redação. No novo formato, poderiam ser incluídas também perguntas discursivas, especificas de acordo com o curso, e também uma segunda prova, o que nunca aconteceu até hoje no Exame nacional do ensino médio.
Esse formato unificado lembra muito o método usado pelos Estados Unidos da América, que usam o teste chamado Scholastic Assessment Test (SAT) para avaliar o candidato, e cada universidade exige um determinado número de pontos para passar para a fase seguinte do processo seletivo que geralmente é uma entrevista com apresentação de currículo.
Ainda não se tem confirmação se a medida será realmente adotada ou não, e nem quando entraria em vigor. Também não se sabe se o tipo ''clássico'' de exame do ENEM seria mantido caso realmente haja essas adaptações para a nova prova
A notícia foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Meu marido está no 1º ano da faculdade "informática" no alfa Brasil de cascavel.ostaria de saber se para conseguir prouni ou fies analisa-se a renda mensal ou se prevalece a nota do ENEM. Desde já agradeço vanessajardim2@bol.com.br
Postar um comentário
Dúvidas, críticas(positivas ou negativas), e/ou sugestões sobre o post? Se sinta à vontade para sanar nos comentários! (Em Selecionar Perfil, basta selecionar a opção Nome/Url)